segunda-feira, 20 de julho de 2009

"That's one small step for man, one giant leap for mankind."


20-07-1969

Faz hoje 40 anos. E o que eu não dava para ter vivido este momento em directo! Será que quem teve essa sorte se apercebeu de que estava perante uma ocasião histórica? Óbvio, né?

Durante este quarto de século de vida, não tive oportunidade de presenciar nada que se assemelhe, nem de longe, à grandeza da chegada à lua. Não me lembro de quando derrubaram o Muro de Berlim (tinha uns 5 ou 6 anos na altura), já nasci com a televisão a cores, com o telefone em casa... A democratização dos telemóveis e da Internet foi tão gradual que não houve assim um momento marcante e definitivo.

Assisti à implementação da moeda única (mas com um sentimento de luto pelo velho escudo), à descodificação do genoma humano (que passou despercebido a muita gente, infelizmente) e ao fatídico ataque às Torres Gémeas do WTC, marcos importantes que de certeza também constarão nos anais da História. Mas espero ainda poder vir a contar aos meus netos como foi o dia em que os noticiários anunciaram a descoberta da cura para o Cancro e para a SIDA. Isso sim, daria uma goleada à missão da Apollo 11!

Sem comentários: