quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Vamos todos ajudar alguém?

O António está desempregado. Tem muita vontade de trabalhar, mas não arranja emprego. A mulher está de baixa e o que recebem mal dá para fazer face àquelas despesas básicas (casa, água e luz). Sobra-lhes muito pouco para comer, e o que comem não é suficiente (nem em quantidade, nem em qualidade). Quando precisa de ir algum lado, o António vai a pé. Vai a pé ao Centro de Emprego, ao Centro de Saúde e à Segurança Social, onde tem, sem sorte, tentado obter alguma ajuda. Mesmo em dias como o de hoje, frios e de chuva, e mesmo andando subalimentado, o António anda a pé, porque o dinheiro não chega para os transportes.
Para poder comprar os medicamentos da esposa, o António deixou de tomar os seus. E a falta que aqueles remédios lhe fazem...! Há pouco tempo, fizeram-lhe uma proposta de trabalho para França. Ele queria muito ir, mas não tem dinheiro para a viagem. Por irónico que pareça, até para se sair da pobreza é preciso ter algum fundo de maneio.

Eu conheço este António, mas há muitos outros por este país fora. E quem tem alguma coisa, mesmo que não seja muito, tem obrigação de partilhar. Hoje são eles, amanhã podemos ser nós. Assim, desafio-vos a trocarem os vossos jantares de Natal por lanches de Natal e a darem o dinheiro que poupam a alguém que dele necessite para poder ter uma vida mais digna. E quantos de nós não têm vários jantares nesta altura do ano? O do trabalho, o dos colegas de faculdade, o dos amigos... Será que precisamos mesmo dessa desculpa para nos reunirmos? O efeito não seria o mesmo se trocássemos a comida por um simples chá ou café e se fizessemos estes gastos reverter a favor de quem mais precisa?
No que me diz respeito, vou fazer a minha a parte. Conheço pelo menos duas famílias carenciadas, e nem me sentiria bem na noite de Natal, em frente a uma mesa cheia de iguarias, sabendo que nada fiz para alegrar as festas de quem talvez nem sopa tenha. Façam o mesmo, ajudem a tornar melhor a vida de alguém. Nem que seja só por um dia.

1 comentário:

GATA disse...

Eu sou solidária todo o ano. Há muitos anos que não faço jantares de Natal nem gasto dinheiro em prendas!