quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Para mim é antes um chá, s.f.f.


Gente, é assim tão difícil de conceber que exista neste mundo um ser humano adulto que não tome café? É que eu já estou farta dos olhares de desdém quando, depois de almoçar, peço um carioca de limão. Não, o café não me dá azia. E não, também não tenho problemas com a pressão arterial. O que tão simplesmente se passa, é que abomino o sabor. E isso para mim não é um problema, uma vez que vivemos num mundo com uma enorme variedade de bebidas, sendo que a esmagadora maioria delas não tem uma cor duvidosa nem um sabor amargo.
Assim sendo, nem sequer comecem com aquela treta do “primeiro estranha-se e depois entranha-se”, e de que o que eu preciso é de fazer um esforço, que não tarda nada passo a não querer outra coisa. Para mim, argumentos desses estão ao nível daquelas minhas colegas de faculdade, que odiando cerveja, emborcavam litros dela, só para se acostumarem ao sabor. Esqueçam, ok? Não gosto e pronto. E não vou fazer o mínimo esforço para mudar, isso seria ridículo.

Se uso a expressão “ir tomar café” para designar as minhas incursões, maioritariamente de cariz social, a estabelecimentos da área da restauração? Claro que sim. Até porque se enviasse uma mensagem a alguém com um convite para “tomar um refresco”, provavelmente a pessoa em causa pensaria que eu acabei de chegar directamente dos anos 40, e, como toda a gente sabe, a distância histórico-social é um factor importante quando estamos a ponderar aceitar um convite.

Se às vezes tomo café? Sim, na vida todos temos de fazer coisas que não são do nosso agrado. Ou alguém acha que eu gosto, com este temporal, de sair do quentinho da minha casa para vir trabalhar? Ou que gosto de ter os braços roxos das picadas e a garganta arranhada de tantos comprimidos? Há males necessários… Assim, quando passo mal a noite e preciso de estar concentrada no dia seguinte, recorro ao cimbalino curto (como eu gosto desta palavra!) para activar a massa encefálica. Ou quando tenho de trabalhar até tarde, ou quando vou ao cinema à última sessão (acreditem que não ganho o suficiente para me permitir o luxo de pagar um bilhete de cinema para dormir uma soneca). Mas certifico-me sempre de tenho o nariz tapado enquanto o bebo, e no fim faço, invariavelmente, cara feia.

15 comentários:

Callíope disse...

EU compreendo!!!

eu também não tomo.

Faz-me azia, faz-me mal aos nervos e não gosto!!! :D

mas sim.. às vezes é preciso! Encaro um café como um xarope, daqueles amargos que choravamos para tomar em miudas mas que, eh pa!, tem que ser.

Me disse...

Apesar de adorar café, entendo perfeitamente esta descrição. Por um lado, sinto o mesmo quanto à cerveja. Por outro, a minha melhor amiga padece do mesmo "mal", quanto ao café...


Bisouxxx

Blossom On A Tree disse...

Eu adoro café, é a minha bebida favorita. Até bem recentemente odiava chá, mas quando estou a estudar sabe-me bem beber alguma coisa e se estivesse sempre a beber café estoirava-me uma veia algures, por isso comecei a beber chá e agora também gosto imenso. ;) São gostos.

Um beijo

D. disse...

Eu também tomo quase sempre carioca de limão. Até gosto de café...mas quando eu era pequena tinhamos um vizinho que tinha os dentes completamente amarelinhos (uma coisa assim horrivel) e a minha querida mãe dizia-me sempre que era do café que deixava assim os dentes...lol Traumatizei desde criança e não há café que tome que não me faça lembrar do senhor.lol

C*inderela disse...

Eu também não gosto do sabor do café. Afinal não sou a única :)

Bjokas*****

Frutinha (Desabafos e Coisas) disse...

Olha que giro, por acaso nc conheci ninguem que nao gostasse de café. Não deixa de ser engraçado ihih

Gata Borralheira à espera de virar Cinderela disse...

Que coincidência! Também não gosto de café. O carioca de limão é o meu café, quando vou 'tomar uma café', e que bem que me sabe...
Beijitos

A mais velha disse...

eu ADORO café, tomo até sem açúcar, e sinto que me faz muito bem! :)

bom bom bom

mas é claro que não é por não gostares que "tens de aprender a gostar", isso não faz qualquer sentido... ainda se fosse algo que te fizesse falta...!

Cat disse...

CLARO, não tens de fazer nenhum esforço para mudar. Mas lá que é invulgar, é. Quase toda a gente gosta! ;)

Random Blogger disse...

ahahhahah essa do "tomar um refresco" foi mt boa xD loooool

e eu cá adoro carioca de limão :D

go girl!

Anira the Cat disse...

Estou como tu... viva o carioca de limão!

Bjokas

the bloom girl disse...

Finalmente encontrei alguém como eu. Eu também sou assim, só bebo carioca de limão.

Dina disse...

Eu adoro café... e detesto chá! E sinto os mesmos olhares de desdém que tu ao dizerem-me «toda a gente gosta de chá». Não é por mal, já tentei e o resultado não é bonito de ver (vómitos)!

Tanita disse...

Eu não gosto nem nunca gostei de café. Também detesto o sabor. E aquelas sobremesas que levam café? humm.. não consigo comer!
ainda agora estou cheia de sono mas, café? não obrigada!
**

Pinkk Candy disse...

Eu adoro café (sem açúcar). Mas cada um tem os seus gostos, entendo perfeitamente.

Também há comprimidos de cafeína para a pessoa se manter acordada, acho que são de venda livre e tudo! E ainda há o Red Bull que também ajuda quando é preciso estar acordado!

Agora se eu não bebesse café, jamais usaria a expressão: "vamos beber café?", diria "vamos beber alguma coisa?" ou algo do género, lol

xoxo