terça-feira, 23 de março de 2010

Cismas

Desconfio sempre daquelas pessoas que escolhem "Os Maias" para livro preferido. Fico sempre com a sensação de que tiveram de gramar com ele no 12º ano e que desde então nunca mais voltaram a ler nada.

20 comentários:

Suspiro disse...

Eu até nem desgostei, mas também só li o resumo! ;)

Soinita disse...

Eu tive que ler a Aparição!

Sofia disse...

concordo contigo... eu gostei dos maias (tirando as primeiras 70 páginas, de descrição, que nunca li), mas daí a considerá-lo o meu livro preferido vai ma grande distância!

Helena disse...

Eu que adoro ler, nunca li os livros obrigatórios... O mais grave é que era a minha área... O que vale é que as notas eram sempre boas...

Beijinhos

Helena

Raquel A. disse...

LOL!

Também tenho sempre essa ideia...

**

Poetic Girl disse...

Eu até gostei, mas está longe de ser o meu preferido!!!!!! bjs

Atena disse...

Eu li, pq me apeteceu!!

Adorei o livro é um dos meu livros favoritos sem sombra de duvidas!!

Posso dizer que já li quase todos os livros do Eça de Queiros, é o meu autor nacional favorito!!

Sofia Raquel C. disse...

eu estou neste momento a da - lo a Português e nunca o escolheria como o meu livro preferido . Acho que mesmo dentro dos livros de Eça De Queiros não é dos melhore . Mas talvez isso se deva a que le - lo seja uma obrigação e não um prazer .

Olhos Dourados disse...

Eu li os Mias e gostei. Mas não é o meu preferido.

Dina disse...

Não é o meu livro preferido, mas gostei mt dos Maias ;)

GATA disse...

Eu li, reli e trili! :-) É um livro de que gosto bastante, mas eu sou suspeita porque adoro o Eça de Queiroz. Não é o meu livro favorito pelo simples facto de não ter um livro favorito, mas sim vários (para não dizer muitos!)

Princesa M disse...

e aqueles pessoas que já leram Os Maias três vezes, que é o meu caso?

Tanita disse...

É dos meus favoritos, sem dúvida e já o li 4 vezes, sim 4! e sim, choro sempre quando o velho Maia morre...
(confesso que o 1º capítulo já o li quase na diagonal :))

C*inderela disse...

Não é o meu preferido mas adorei o livro :)

Bjokas *****

paddy disse...

ahah eu DETESTO os maias xD mas sim, mesmo.

Cinderela disse...

Eu não estou a dizer que o livro não seja bom, pelo contrário: reconheço-lhe grande valor histórico-social, e não há muitos autores com a capacidade do Eça de Queiroz para construir personagens tão congruentes do ponto de vista psicológico.
Compreendo que muita gente o tenha lido várias vezes e que faça dele um dos seus livros do coração, mas eu, pessoa preconceituosa e imperfeita como sou, tenho sempre esta suspeita (que nem sempre se confirma), devido ao facto de ser (ou ter sido) um dos livros de leitura obrigatória no secundário.

Neni disse...

Ah, adorei! Ainda é dos meus favoritos e depois dele li umas boas dezenas:)

Alice in Neverland disse...

Li os Maias por opção, não por causa da escola (e ainda leio bastante - não estivesse num curso de Educadores/Professores =p) e digo-te: adorei! O enredo pode ser previsível, mas a forma como as palavras conseguem fazer uma descrição que quase torna o cenário palpável de tão realista e minuciosa ser é brilhante! Depois li A Relíquia de Eça por obrigação no 11º ano e a coisa não correu lá muito bem (apesar de me ter safado, digamos que nem sei onde pára o livro, senão ainda o queimava --')

=D claro que Os Maias são muito pesados e há livros para todos os gostos - e esse é um daqueles que é muito difícil ficar-se indiferente: por isso se ouve muito dizer que ou se adora ou se detesta ;)

Random Blogger disse...

eu entendo, mas de facto adoro os Maias... por muita coisa! Adoro Eça.

Pinkk Candy disse...

ahaha, está bem pensado, ehhh xD
eu li porque fui obrigada, e acho que na altura não foi a melhor altura para o ler, até porque o nosso professor de português era um padre, que nos resumia o livro todo, fazendo com que o mesmo perdesse o interesse, penso eu de que. talvez se o lesse agora, teria UMA OPINIÃO, mesmo, sobre o livro.